Avaliação do BikeSalvador

Posted by wille on qui 31 outubro 2013

Uma das bicicletas do
BikeSalvador

Esse fim de semana usei pela primeira vez o sistema de bicicletas compartilhadas de Salvador, o BikeSalvador. O sistema entrou em funcionamento no final do mês de Setembro e hoje conta com 19 estações em funcionamento. As estações estão espalhadas por boa parte da orla da cidade e pelo centro. No início do próximo ano, o número será de 40 estações.

No bairro da Barra vi muita gente utilizando o BikeSalvador. Em duas vezes que precisei das bicicletas, não havia nenhuma disponível na estação. Segundo um dos jornais locais, muita gente reclama que não há vaga para devolver a bicicleta em alguns horários e estações. Creio que com o aumento do número de estações esses problemas vão ser solucionados, visto que a distância entre as estações será menor e o número de bicicletas maior.

Achei o tempo de utilização gratuito do BikeSalvador longo demais. De segunda a sábado, as viagens de até 45 minutos são gratuitas. Aos domingos, o tempo é de 90 minutos. Acredito que esse tempo longo foi estabelecido para atrair pessoas que querem usar a bicicleta para lazer. Não chega a ser um grande problema, mas pode provocar dificuldade dos usuários encontrarem bicicletas disponíveis.

O cadastro no sistema foi bem fácil e rápido e a liberação da bicicleta também. O que eu acho chato é que precisa de um telefone para liberar a bicicleta (através de uma ligação ou com o aplicativo). Em Londres a liberação é feita na estação com um cartão de crédito.

As bicicletas são bastante leves e confortáveis. O retrovisor tem um tamanho bom, mas a haste é feita com um material muito flexível, o que faz com que ele balance muito. Outra modificação que eu faria seria aumentar a capacidade do cesto da bicicleta.

Acredito que o BikeSalvador está sendo muito importante para para dar mais visibilidade às bicicletas no trânsito da cidade e para difundir a bicicleta como meio de transporte. Há alguns meses ter um sistema desse na Bahia era um sonho improvável pra mim...

Abaixo o mapa do OpenStreetMap com a localização das estações.



Comments !